Oficina de Sentidos

Ética e Perversão Quando a Literatura Perde a Palavra
oficinadesentidos@gmail.com

.

domingo, 16 de março de 2008

Sujeito ou sujeição ?

sábado, 15 de março de 2008

Até onde podemos ir ??


A boca que não se cala


"Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"

sexta-feira, 14 de março de 2008

A Máscara e a Face

"Viver é também existir em desacordo com a "realidade", deslocamentos subjetivos sutis e sorrateiros constantemente me assediam.
Talvez por isso considere a vida enquanto ato criativo, pura potência, criação, mutabilidade perpétua, actus ad ifinitum”.
Assim, o mundo que eu considerava como posto não chega sequer a se sustentar como uma representação daquilo que supunha existir; é nisso que minha cultura me prostitui, me corrompe e me seduz com necessidades que não necessito.

Anderson Pereira
Sono - 1937
O homem adormecido de Dalí - ou a personificação do sono - está adequadamente e é necessária uma quantidade extraordinária de muletas para apoiar a cabeça e posicionar exatamente cada um dos traços. Muletas sempre foram a marca registrada de Dalí, sugerindo a fragilidade das escoras em que a "realidade" se apóia, mas aqui nada parece inerentemente estável, e até o cachorro precisa ser sustentado! (Nathaniel Harris em Vida e Obra de Dalí)

Torna-te o Que És e Deixará de Ser o Mesmo

O MAL-ESTAR
NA CIVILIZAÇÃO


É impossível fugir à impressão de que as pessoas comumente empregam falsos padrões de avaliação — isto é, de que buscam poder, sucesso e riqueza para elas mesmas e os admiram nos outros, subestimando tudo aquilo que verdadeiramente tem valor na vida.

No entanto, ao formular qualquer juízo geral desse tipo, corremos o risco de esquecer quão variados são o mundo humano e sua vida mental. Existem certos homens que não contam com a admiração de seus contemporâneos, embora a grandeza deles repouse em atributos e realizações completamente estranhos aos objetivos e aos ideais da multidão(...)

Sigmund Freud

PHATOS, FOBOS E FILIA.


A Caolha (Canal Oficina de Sentidos)